Aveiro inicia este domingo a Semana do Ambiente.
É mais uma edição do Eco Aventura que este ano vai incluir a apresentação “Plano Municipal de Ação Climática” e a apresentação pública do Estudo Urbanístico dos Terrenos da Antiga Lota de Aveiro.
São momentos altos de um programa que vai de 3 a 9 de Junho para celebrar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).
O Parque da Cidade de Aveiro (Jardim da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será o espaço principal para miúdos e graúdos, num evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre.
Para os mais novos, a CMA preparou atividades que passam pelo arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro entre outras animações.
No dia 4 de junho, terça-feira, às 18h30, será feita a apresentação do “Plano Municipal de Ação Climática”, no ATLAS Aveiro.
No dia 5 de junho, quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, das 15h00 às 17h00, será feita a Apresentação Pública e Lançamento do Estudo Urbanístico dos Terrenos da Antiga Lota de Aveiro, na sede do Clube AVELA.
Esta atividade vai integrar a libertação de uma ave recuperada do CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
De todo o programa, destaque para a atividade “Summer School” do projeto NBS Infra (Natural Bases Solution Infrastructures) | EU Green Week 2024 nos dias 7, 8 e 9 de junho na Casa Comunidade Sustentável.
No dia 7, sexta-feira, pelas 22h00, será feita uma Amostragem de Borboletas Noturnas no CMIA.
De salientar que no sábado, pelas 10h30, haverá atividade de Observação de Aves com saída da Rua da Pega, e à tarde, pelas 15h00, será desenvolvido o conto “O Mar também tem coração” no CMIA com lugar a inscrições.
O CMIA volta a receber Astronomia à Noite no sábado, dia 8 de junho pelas 22h00.
Domingo, dia 9 de junho, terá lugar uma Visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto das 9h00 às 14h00.
No Parque Infante D. Pedro, pelas 10h30, será desenvolvido o workshop de introdução à identificação de cogumelos e às 15h00, igualmente, no Parque Infante D. Pedro terá lugar o Workshop de recuperação de animais silvestres.