São Jacinto celebrou 65 anos da elevação a freguesia e deixou apelos à recuperação da estrada Nacional 327 que necessita de proteção junto ao canal de Ovar pelos constantes aluimentos e sinais de insegurança.
António Aguiar, autarca de freguesia, deixou a mensagem no discurso da sessão comemorativa com discurso voltado para a mobilidade.
Apelo à rápida aquisição de novo ferry para garantir “canais” de circulação fiáveis.
“Outra das preocupações é sem dúvida o transporte fluvial com um historial de incerteza quanto à garantia de fazer a travessia seja por avarias ou outros, levando a população a passar por momentos de angústia e insatisfação. Daí o apoiarmos e desejarmos que o processo para a aquisição do ferry elétrico seja rápido e eficaz e assim trazer melhorias à qualidade de vida das pessoas”.
O autarca deixou, ainda, um apelo a Ribau Esteves para que se concretizem mais alguns investimentos públicos.
“Para ajudar no crescimento e sucesso da freguesia de São Jacinto, nós e com toda a certeza o Sr. Presidente da Câmara, gostaríamos de ver concluído o processo do porto de pesca com a entrega dos lugares, a execução da ciclovia, o melhoramento do complexo desportivo, a requalificação da praia dos tesos, um espaço próprio destinado aos caravanistas, a desejada organização da frente ria ou baía de São Jacinto e ainda o encerramento do trânsito na marginal, assim como a possível concessão de espaços para quiosques”.
A área da reabilitação mereceu elogios do autarca que garantiu o arranjo do polidesportivo.
Quanto a trabalhos atualmente aprovados para iniciar, destaca a capela mortuária e a requalificação da rua das Flores.
António Aguiar assume que a descentralização de competências com a Câmara está na base de muito desse esforço.
“A delegação de competências, sendo o resultado de uma boa negociação com a Câmara Municipal, foi fundamental para a realização dos trabalhos ansiados”.
Foto: antónio Henriques