Sampaio da Nóvoa é o convidado especial da celebração do 52º aniversário da Universidade de Aveiro.

Sampaio da Nóvoa é o convidado especial da celebração do 52º aniversário da Universidade de Aveiro.

Cerimónia está agendada para esta quarta-feira, dia 17 de dezembro, a partir das 15h00, no auditório Renato Araújo.

Para além das habituais intervenções do Reitor, Paulo Jorge Ferreira, e da presidente da Associação Académica, Joana Regadas, intervirá também o antigo Reitor da Universidade de Lisboa, professor e investigador em Ciências da Educação, reconhecido pela sua reflexão sobre o papel da Universidade, a formação humana e a centralidade das pessoas no conhecimento.

A festa continua no dia seguinte com o concerto comemorativo.

O concerto do 52º aniversário da UA, no dia 18 de dezembro, às 21h30, no Teatro Aveirense, marca ainda o 28º aniversário da Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) que interpreta uma obra de Mendelssohn, em conjunto com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

A interpretação da Sinfonia n.º 2, em Si bemol maior, op. 52, Lobgesang, a que se juntam duas sopranos e um tenor, será dirigida pelo maestro Jan Wierzba.

O concerto é gratuito, mas requer levantamento de ingresso no Teatro Aveirense.

Ao aniversário está ainda associada uma campanha solidária.

Este aniversário da UA será mais um evento sustentável nas dimensões ambiental, social e económica, certificado pelo Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis da UA (ISO 20121 – Gestão Sustentável de Eventos) e terá associada uma campanha solidária “Papel por Alimentos”, com o objetivo de converter papel para reciclagem em bens alimentares a entregar ao Banco Alimentar Contra a Fome.

No âmbito da certificação ISO 20121 – Gestão Sustentável de Eventos, a UA assumiu, em 2024, o compromisso de tornar os seus eventos mais sustentáveis, considerando as três dimensões referidas.

Entre os eventos abrangidos estão o Dia da UA, o Acolhimento aos Novos Estudantes e o Aniversário, para os quais foram definidos objetivos e ações alinhadas com os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas, envolvendo ativamente a comunidade académica.