Celebração do Dia da Europa com visita a um projeto da UA financiado por fundos europeus com a certeza de que os fundos europeus vão apostar nas provas de conceito.
Na visita do Centro 2020 a projetos financiados por fundos europeus, a Universidade de Aveiro recebeu, esta manhã, uma delegação da Comissão Directiva do Programa Centro 2020.
A Comissão Diretiva aprovou 17 Projetos de Prova de Conceito, projetos liderados por Instituições do Sistema Científico e Tecnológico regional que promovem a cooperação entre entidades produtoras de conhecimento e o tecido empresarial.
Dos 17 projetos aprovados, que terão um apoio de fundos da União Europeia de cerca de 2 milhões de euros, cinco são da Universidade de Aveiro.
A presidente da CCDRC salienta a importância do aproveitamento de fundos pela comunidade científica.
Isabel Damasceno lembra que neste caso se dava o encerramento do Portugal 2020 numa altura em que as aytenções eestão já voltadas para o portugal 2030.
Assume que o financiamento no campo das provas de conceito é para manter (com áudio)
O objetivo destes projetos é valorizar o conhecimento já produzido em projetos de investigação, nomeadamente através da produção de protótipos laboratoriais, ensaios ou pré-séries semi-industriais, que permitam uma primeira validação desses resultados com o objetivo de serem transferidos para o mercado e explorados de forma útil pelas empresas.
João Veloso, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, destaca a virtude deste tipo de projetos exatamente por permitirem a aplicação dos resultados da investigação (com áudio)
Na UA esteve em destaque o projeto “BlueComposite: Utilização de biocompósitos para libertação controlada de moduladores microbianos em sistemas de aquicultura de recirculação (RAS)”.
O aumento do consumo de peixe está a levantar desafios na produção com aumento das capacidades produtivas na cultura intensiva.
A redução do recurso a antibióticos e o controlo de doenças estão na base do projeto que desenvolve tecnologia para prever a ocorrência de doenças e diminuir prejuízos.
Na aquacultrura de regime livre os agentes patogénicos acabam por estar presentes na cadeia.
Newton Gomes, Investigador Principal, apresentou os resultados da investigação que via criar “antibióticos naturais”.
O investigador do Laboratório de Estudos Moleculares e Ambientes Marinhos da Universidade de Aveiro explicou o processo aos convidados da visita.
E, de forma divertida, disse que o único problema com o mecanismo de financiamento é mesmo o prazo apertado para a execução (com áudio)
No Dia da Europa, os resultados de projeto financiados por dinheiro europeu.