A PSP faz balanço à campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”.
O Comando Distrital de Aveiro informa que fiscalizou 623 viaturas e submeteu 174 condutores ao teste de alcoolemia.
Ação em Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira com 8 detenções (por condução sob influência de álcool) e 6.870 veículos controlados por radar.
Há um total de 373 infrações verificadas (excesso de álcool, excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro de responsabilidade civil, utilização indevida de telemóvel durante a condução; falta de utilização de cinto de segurança, mudanças irregulares de vias de trânsito, paragem e estacionamento em cima de passeio e em passagem para peões, entre outras).
Esta campanha nacional, responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu entre os dias 4 e 10 de fevereiro e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.
Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 4 e 10 de fevereiro, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,1 milhões de veículos, 3,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam à fiscalização de 75,4 mil veículos.
Do total de 4,2 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 26 mil infrações, das quais 876 referentes à condução sob o efeito do álcool.