A PRIO anunciou os vencedores da 2ª Edição do Desafio PRIO no Programa Eco-Escolas “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel”.
Este é um desafio nacional que promove o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados, material reutilizado pela PRIO na produção de biocombustível sustentável.
Esta 2ª Edição contou com 136 eco-escolas inscritas, divididas por 15 distritos e pelas duas Regiões Autónomas e impactando cerca de 51.000 alunos de todas as faixas etárias.
Mais uma ação no combate ao desperdício e aos gestos que colocam o ambiente em risco.
Calcula-se que 60% de do óleo alimentar usado produzido termine na rede de esgotos, fator bastante negativo e que contribui para os elevados custos nas Estações de tratamento de águas (ETAR’s) ou contaminação direta dos oceanos, rios e albufeiras.
Em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o desafio, integrado no tema Biocombustíveis e a Economia Circular, teve como temática “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel”.
Este desafio abriu candidaturas para todas as eco-escolas e abrangeu todas as faixas etárias, desde as crianças dos jardins de infância até aos jovens do ensino superior. É de salutar que num ano atípico mais de 50.000 alunos de todo o País tiveram de se organizar para, à distância e de forma remota, concluir o desafio promovido pela PRIO e pela ABAE.
O desafio dividiu-se em 3 escalões, dependendo da faixa etária para o qual era destinado.
No 1º escalão venceu o Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil ; no 2º escalão venceu a Escola Básica 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia e no 3º escalão a instituição vencedora foi a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.