A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, em flagrante delito, um indivíduo com 27 anos de idade, a quem se imputa a autoria do crime de burla qualificada, "praticada de forma continuada".
O detido, "aproveitando o anonimato garantido pela colocação para venda de uma viatura usada em plataforma informática de anúncios classificados, logrou obter, ao longo dos últimos quinze dias, em transferências sucessivas para diversas contas bancárias, o preço pedido, sem a correspondente entrega e transmissão de propriedade do veículo", é referido em comunicado.
"Aproveitando as debilidades emocionais da vítima e fazendo crer que estava impossibilitado de entregar a viatura face a dificuldades económicas momentâneas por que passava, arquitetou um segundo plano de apropriação de valores, convencendo, agora, a vítima a associar-se em investimentos de risco que lhe garantiriam lucros avultados, factos que motivaram sucessivas transferências bancárias. A vítima, pensionista, além de ter disposto de todos os valores de que dispunha, veio a contrair empréstimos ficando, assim, com estes artifícios, colocada em precária condição económica".
O detido foi presente às Autoridades Judiciárias na Comarca de Aveiro para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.