A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, programador informático, fortemente indiciado pela prática dos crimes de pornografia de menores e de coacção agravada.
O suspeito "selecionava e abordava as vítimas nas redes sociais, de forma predatória, por regra menores do sexo feminino, usando, para o efeito, perfis de utilizador fictícios". "Estabelecida uma relação de confiança, aliciava-as a desnudarem-se perante uma 'webcam', a troco de contrapartidas monetárias elevadas, cujo pagamento protelava. Numa fase posterior coagia as menores, sob a ameaça de divulgação na internet das fotografias íntimas obtidas através daquele modus operandi, obrigando-as a despirem-se e a exibirem a zona genital".
A investigação surgiu na sequência de denúncia do aliciamento de uma menor com 14 anos de idade, através do Facebook, tendo sido identificadas, entretanto, pelo menos mais duas vítimas, uma delas coagida a encontro pessoal com o suspeito para manterem relacionamento sexual.
Na sequência de busca domiciliária realizada na casa do suspeito, numa Freguesia do Concelho de Sever do Vouga, foram aprendidos dois computadores usados na actividade delituosa.
O detido, de 25 anos de idade, vai ser presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas.