A Vista Alegre e a Misericórdia do Porto inauguraram, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, a exposição “Artes da Mesa: Tradição e Modernidade na Vista Alegre”, na qual os decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, reinterpretam a mesa em torno da qual, anualmente, toda a família se reúne na Consoada.
As mesas de Natal estão enquadradas por uma instalação artística da autoria da artista plástica Claudia Lopes. Trata-se de uma árvore de Natal gigante, com cinco metros de altura, concebida a partir de mais de três mil peças de porcelana Vista Alegre.
Com 2,5 toneladas esta é a segunda maior árvore de Natal elaborada com peças de porcelana do mundo. A maior, com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, é anualmente concebida na cidade belga Hasselt, recorrendo a peças oferecidas pelos moradores da localidade.
Claudia Lopes, artista plástica formada pela FBAUP e com mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, participa, desde 2001, em exposições colectivas e individuais.
Para a criação da Árvore de Natal do MMIPO recorreu a peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre em Ílhavo. A acumulação de mais de três mil peças de porcelana Vista Alegre, formando uma árvore de Natal, evoca o espírito da partilha, da festa, do convívio, e recria no espaço da Galeria do Benfeitores do Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, uma peça que remete para o imaginário Natalício.