O Museu Marítimo de Ílhavo inaugura exposição temporária “Mar Farpado”, de Miguel Palma, com peças e artigos que fazem parte da história do museu.
A exposição, patente até dia 18 de fevereiro de 2024, parte de um acervo de objetos que o artista Miguel Palma coleciona compulsivamente há muitos anos sobre a realidade material do nosso passado e artigos recolhidos no próprio Museu.
“Mar Farpado” é uma exposição concebida propositadamente para o Museu Marítimo de Ílhavo e contará com a colaboração do músico André Tasso, convidado por Miguel Palma, através de uma instalação sonora.
O resultado das suas apropriações e recriações é tão disruptivo quanto o princípio abstrato e um povo escolher como uma das refeições de eleição um prato elaborado com um peixe que se pesca nos confins do mundo.
Presente no mundo artístico há mais de três décadas, o seu trabalho é heterógeno, na abordagem artística assume diferentes interpretações como na escultura, na multimédia, e na performance.
O seu trabalho tem sido exibido em várias instituições culturais nacionais, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Colecção Berardo, a Culturgest e a Fundação de Serralves. No panorama artístico internacional, os seus trabalhos foram expostos em Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e França.
Abertura, este sábado, dia 2 de dezembro, às 11h, no Museu Marítimo de Ílhavo.