O Lions Clube de Ílhavo realizou, este fim-de-semana, o 4.º Simpósio Lionístico da Família e da Mulher, sob o tema “Famílias com Problemas de Visão”, num evento em que ficou expresso o compromisso de apoiar esta causa em nome da integração de alunos e apoio às famílias afetadas pelo problema.
Miguel Neiva, designer e fundador da ColorADD, disse que o seu objetivo é ajudar as pessoas a ver o mundo com outras cores. “Da experiência já recolhida é mais fácil detetar problemas visuais nas crianças nos primeiros anos de escolaridade. Após os rastreios são oferecidos kits às crianças que incluem um lápis, um caderno para colorir e jogos, tudo com o código integrado”.
A deteção dos casos de daltonismo e o esclarecimento da comunidade escolar são fundamentais para evitar a discriminação de que os seus portadores são alvo pelas outras crianças que não têm essa deficiência, mostrando-se disponível para alargar ao Município de Ílhavo a experiência já trabalhada noutros municípios.
Teresinha Novo, diretora do Simpósio, falou da importância de garantir a inclusão e a igualdade das famílias contra a discriminação por causa do daltonismo. “Há que sensibilizar as pessoas e as entidades para a necessidade de realização de rastreios nas escolas para que as crianças não sejam discriminadas pela falta de perceção da cor e os Lions podem ajudar nesse trabalho”.
A Presidente do Lions Clube de Ílhavo, Rosa Vieira, espera que este Simpósio possa sensibilizar os responsáveis autárquicos “a implementar os rastreios de daltonismo nas escolas e a oferecer os Kits às crianças, que têm um custo insignificante face ao impacto social de que se reveste e que o Lions Clube de Ílhavo está disponível para colaborar”.