Legislativas: Luís Fazenda quer regressar ao Parlamento em representação de Aveiro.

O Bloco de Esquerda assume a eleição de Luís Fazenda como meta para devolver ao BE representação Parlamentar a partir do círculo eleitoral de Aveiro.

Declaração assumida na entrega de lista, esta manhã, deixando claro que o que o partido tem como "meta eleger pelo distrito", onde "o Bloco está bem implantado, com experiência e conhecimento para atacar os problemas do país".

O fundador do BE assumiu que o "desafio em Aveiro, bem como no resto do país, é a luta por políticas transformadoras do direito à habitação".

Fazenda relembrou que Portugal tem "dos salários mais baixos da Europa e dos preços mais altos na habitação", alertando que é "impossível manter a escalada dos preços das casas e das rendas", pelo que há que "batalhar pelo controlo dos custos da habitação".

O candidato bloquista considerou que "no distrito de Aveiro é importantíssimo atentar na vaga de despedimentos, na recessão industrial". 
Acrescentou que "infelizmente esta crise não é passageira e vai aprofundar-se" e que, por isso, é preciso tomar medidas que "ermitam a reconversão industrial e profissional, bem como de proteção social extraordinária", porque "os trabalhadores afetados têm que ser protegidos, não podem ser abandonados à sorte do subsídio de desemprego. Especialmente em fábricas e empresas dos setores exportadores, cujos trabalhadores têm uma idade significativa e dificuldade no acesso ao mercado de trabalho"

Fazenda pretende fazer "uma campanha com propostas", onde "não se quer manipular o eleitorado, nem passar a vida a falar da empresa do primeiro-ministro". Isto porque a "esquerda tem uma alternativa" e o bloquista quer "discutir com o PSD e PS as soluções para a habitação, para o controlo das rendas, para os serviços públicos", em particular "o SNS, que está quase em colapso".