A Juventude Socialista de Aveiro “felicita” o acordo financeiro celebrado entre a Câmara de Aveiro (CMA) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro.
Para a estrutura socialista este passo é “tardio” mas importante para apoiar as inúmeras atividades desenvolvidas por aquela que é a “maior e mais relevante” associação do município.
Os jovens socialistas não deixam cair no esquecimento os anos de polémicas que envolveram as duas instituições apontando dedo à autarquia liderada por Ribau Esteves.
“Todavia, este desfecho positivo não apaga o atraso inaceitável e incompreensível por parte do executivo municipal. Foram necessários oito meses de silêncio, inação e desvalorização das consecutivas críticas públicas feitas pela Juventude Socialista para que o Presidente da Câmara se dignasse a reconhecer a urgência de resolver a situação. Esta demora não pode ser dissociada de uma postura sistematicamente negligente para com o movimento estudantil e para com as dinâmicas juvenis e académicas da cidade”.
Para a estrutura local da JS, Ribau Esteves não quis ser reconhecido “como o único que não apoiou a AAUAv”.
“Contudo, não deixa de ser irónico que o Eng. Ribau Esteves faça este acordo depois das recentes declarações a criticar a Universidade de Aveiro, relativamente à Nave Multiusos Caixa UA. Registamos o desconforto deste executivo, visto que este equipamento era há muito necessário e foi realizado e inaugurado sem necessitar de nenhum apoio, apesar dos 12 anos que a Aliança com Aveiro esteve na governação do município”.