Os equipamentos do Vista Alegre voltam a dar que falar. Jaime Hayon, um dos maiores designers da atualidade, assina novas camisolas do Sporting Clube da Vista Alegre.
O homem que dirigiu o Departamento de Design da Fábrica da Benetton durante seis anos, considerado pela revista Time um dos 100 maiores criadores da atualidade, assina as peças.
O novo equipamento principal da equipa de futebol do Sporting Clube da Vista Alegre (SCVA), braço desportivo da fábrica centenária de porcelana portuguesa, tem a assinatura de autor do designer Jaime Hayon, um dos mais prestigiados e galardoados criadores da atualidade.
A aposta no design disruptivo das suas camisolas é encarada como veículo de marketing desportivo. Já na época de 2014-2015, o clube, na altura na II Divisão Distrital B, deu a possibilidade aos seus sócios e simpatizantes de escolherem o novo equipamento de entre três propostas inspiradas em motivos das coleções best seller de porcelana da Vista Alegre, através de um passatempo promovido na página oficial de Facebook do Sporting Clube da Vista Alegre.
A escolha do público recaiu sobre um design da coleção “Transatlântica”, da autoria do designer brasileiro Brunno Jahara, que concebeu aquele que é, hoje em dia, o serviço de mesa mais vendido da marca portuguesa de porcelana em todo o mundo.
O testemunho é agora passado a Jaime Hayon, designer que dirigiu o departamento de Design da Fabrica da Benetton durante seis anos, e a quem a revista Time incluiu na lista dos 100 maiores criadores da atualidade.
A nova camisola do SCVA, que não vai deixar ninguém indiferente no mundo do futebol, surge na sequência de uma parceria entre a marca Vista Alegre, patrocinadora do clube, e o designer espanhol Jaime Hayon, da qual nasceu, no início deste ano a coleção de porcelana Folkifunki, inspirada no folclore português, que já foi distinguida internacionalmente com o prémio German Design Award Nominee 2018.
Mantendo as cores do emblema do SCVA, Hayon deixou o seu cunho artístico muito próprio neste equipamento, através do desenho de máscaras e de uma constelação de formas geométricas que caraterizam grande parte do seu trabalho.
Nuno Barra, Administrador da Vista Alegre, patrocinadora da equipa de futebol do SCVA, comenta a participação de Jaime Hayon na temporada de 2017-2018 do clube de futebol da Vista Alegre. “A Vista Alegre é uma marca portuguesa com quase 200 anos de história que tem apostado ao longo de toda a sua história no design e na inovação. Quisemos agora transferir esse ADN para o Sporting Clube da Vista Alegre e à sua equipa de futebol, trazendo a colaboração de Jaime Hayon, que desenvolveu este ano uma das gamas mais importantes para a marca a nível mundial este ano”.
António Lourenço, Presidente do Sporting Clube da Vista Alegre e Director de Logística da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, empresa onde trabalha há duas décadas, assume, com entusiasmo, que a ambição do SCVA está espelhada na camisola de autor de Jaime Hayon.
“O Sporting Clube da Vista Alegre tem um projeto de futuro muito ambicioso. Estreamo-nos esta temporada na Divisão Pro Nacional com um equipamento que é uma obra de design internacional, mas garanto que não é apenas pela camisola que vamos surpreender. Vai ser em campo”.
A apresentação frente ao Tocha está marcada para as 17h de domingo.