A PSP está atenta e vai manter o seu esforço em nome da segurança de quem circula de bicicleta em espaço urbano.
O Comissário Luís Silva revela que o trabalho desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Comando e Direção Policial, intitulado “Mobilidade Suave e a Sinistralidade Rodoviária envolvendo Ciclista: Contributos da PSP”, visa apreciar a natureza dos acidentes e perceber o que é possível fazer para minimizar risco.
Presente num encontro da Semana Europeia da Mobilidade sobre “A mobilidade em bicicleta e a sinistralidade rodoviária: contributos da PSP”, o responsável pela PSP admitiu que o uso mais regular das bicicletas em ambiente urbano venha a levantar novas questões de segurança (com áudio).
No evento organizado pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro, pela Ciclaveiro e pelo Núcleo da Bicicleta da AAUAv no âmbito da iniciativa Compromisso pela Bicicleta, foi dado destaque à segurança. Joel Oliveira, da associação Ciclaveiro, fala de um movimento global que vai levar ao aumento o uso da bicicleta.
“A nível de geografia e de terreno dificilmente se encontra uma cidade com estas condições. A nível de massa critica temos um património cultural e histórico ligado à bicicleta e as instituições estão cada vez mais ligadas e os cidadãos incentivados. A PSP trouxe para a discussão este tema da segurança”.