O Orçamento Participativo de Ílhavo 2025 já anunciou os 4 projetos vencedores.
“Água para todos”, de Maria Francisca Melo; “Esterilizar é amar e responsabilizar”, de Sandra Almeida; “Maiores a Rodar pelo Ambiente”, de Helena Fidalgo, e “Escola mais acessível”, de Matilde Carneiro, são os vencedores da edição 2025 do Orçamento Participativo de Ílhavo.
A votação foi decidida pela população residente no Município de Ílhavo.
Os resultados foram revelados, na quarta-feira, em sessão no Cais Criativo da Costa Nova.
O projeto mais votado, com 203 votos, foi “Água para todos”, apresentado por Maria Francisca Melo, de 23 anos.
Com um valor estimado de 15 mil euros, o projeto propõe a instalação de bebedouros em locais de prática desportiva, acessíveis a pessoas e animais, promovendo a hidratação e o bem-estar de todos.
Em segundo lugar, com 200 votos, ficou o projeto “Esterilizar é amar e responsabilizar”, da autoria de Sandra Almeida, de 43 anos.
Com um orçamento de 30 mil euros, a proposta visa a criação de vales para esterilização de animais de companhia, apoiando financeiramente famílias residentes no concelho e promovendo o bem-estar animal, a saúde pública e a responsabilidade comunitária.
O terceiro projeto mais votado, “Maiores a Rodar pelo Ambiente”, foi apresentado por Helena Fidalgo, de 71 anos, e recolheu 178 votos.
Com um valor estimado de 20 mil euros, prevê a aquisição de três bicicletas elétricas adaptadas para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, a utilizar nos espaços da Maior Idade.
O projeto incluirá ainda um programa de voluntariado com foco em atividades ambientais.
A quarta proposta vencedora foi “Escola mais acessível”, idealizada por Matilde Carneiro, de 17 anos, com um total de 3 mil euros.
A proposta pretende garantir maior autonomia a alunos com mobilidade reduzida ou temporariamente limitada, através da implementação de um sistema de cartão de acesso ao elevador escolar.
A edição de 2025 contou com uma dotação total de 100.000 euros, com um limite máximo de 70 mil euros por projeto.
Foram submetidas 30 propostas – mais oito do que na edição anterior – com uma forte presença jovem: 18 propostas foram apresentadas por participantes até aos 23 anos. A faixa etária dos proponentes variou entre os 16 e os 79 anos, refletindo uma grande diversidade geracional.
Também o número de votos aumentou, com 717 pessoas a participar na votação, mais 166 do que em 2024.
Das propostas submetidas, 22 foram validadas e avançaram para a fase de votação, abrangendo áreas como inclusão, desporto, ambiente, artes, cultura, lazer, espaço público, eventos, educação, segurança rodoviária, bem-estar animal e Maior Idade.
A autarquia refere que esta é uma iniciativa que reforça o “compromisso da Câmara Municipal de Ílhavo com a participação cidadã, evidenciando o crescente envolvimento da população no desenho e melhoria do território”.