Ílhavo anuncia este sábado os vencedores da segunda edição do Prémio Municipal de Arquitetura António Sarrico.
De carácter bienal, este galardão distingue projetos de “elevada qualidade”, que dignifiquem o Município de Ílhavo, enquanto espaço de boas práticas no que respeita à Arquitetura.
Na edição 2025 foram consideradas as intervenções concluídas no biénio 2023-2024, tendo-se realizado uma pré-seleção de 16 obras.
O júri é constituído por Liliana Moniz e Diana Bela Novo, arquitetas designadas pela Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitetos; José Miguel Cardoso Vieira Ferreira Estrela, engenheiro designado pela Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros da Região Centro; Paulo Anes, arquiteto dos quadros da Câmara Municipal de Ílhavo; e João Diogo Semedo, vereador com o pelouro das Obras Particulares do Município de Ílhavo.
Na primeira edição, que incidiu, excecionalmente, sobre as obras terminadas entre 2019 e 2022 (inclusive), o vencedor foi o Arquiteto Paulo Lousinha, do Atelier Lousinha Arquitetos, com a obra do “Sétimo Ano de Praia Beach Club”, localizada na Praia da Barra.
Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas referentes a duas habitações unifamiliares, uma na Gafanha da Nazaré, da autoria do Atelier Pedrus, sob responsabilidade do Arquiteto Pedro Naia, e outra em São Salvador, da autoria do Atelier M2Senos, sob responsabilidade do Arquiteto Ricardo Senos.
O evento deste sábado está marcado para as 16h30 no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.