Ílhavo: Museu Marítimo acolhe apresentação dos vencedores da segunda edição do Prémio Municipal de Arquitetura António Sarrico.

Ílhavo anuncia este sábado os vencedores da segunda edição do Prémio Municipal de Arquitetura António Sarrico.

De carácter bienal, este galardão distingue projetos de “elevada qualidade”, que dignifiquem o Município de Ílhavo, enquanto espaço de boas práticas no que respeita à Arquitetura.

Na edição 2025 foram consideradas as intervenções concluídas no biénio 2023-2024, tendo-se realizado uma pré-seleção de 16 obras.

O júri é constituído por Liliana Moniz e Diana Bela Novo, arquitetas designadas pela Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitetos; José Miguel Cardoso Vieira Ferreira Estrela, engenheiro designado pela Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros da Região Centro; Paulo Anes, arquiteto dos quadros da Câmara Municipal de Ílhavo; e João Diogo Semedo, vereador com o pelouro das Obras Particulares do Município de Ílhavo.

Na primeira edição, que incidiu, excecionalmente, sobre as obras terminadas entre 2019 e 2022 (inclusive), o vencedor foi o Arquiteto Paulo Lousinha, do Atelier Lousinha Arquitetos, com a obra do “Sétimo Ano de Praia Beach Club”, localizada na Praia da Barra.

Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas referentes a duas habitações unifamiliares, uma na Gafanha da Nazaré, da autoria do Atelier Pedrus, sob responsabilidade do Arquiteto Pedro Naia, e outra em São Salvador, da autoria do Atelier M2Senos, sob responsabilidade do Arquiteto Ricardo Senos.

O evento deste sábado está marcado para as 16h30 no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.