Ílhavo: Luto pelo falecimento de Duarte José (Vista Alegre).

Símbolo e memória vida da Vista Alegre, Duarte José faleceu aos 63 anos.

A Vista Alegre e Ílhavo de luto pelo falecimento de uma das suas figuras culturais mais conhecidas.

Duarte José viveu uma vida dedicada ao lugar da Vista Alegre, à Fábrica, ao tecido associativo e ao teatro.

Nascido em 1961, no número 8 da Rua Engenheiro João Theodoro, bem no coração do bairro operário da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, era filho, neto e bisneto de trabalhadores da fábrica.

Do lugar que dizia ser “paraíso” e “mágico” teve oportunidade de contar inúmeras histórias aos visitantes pela experiência que dedicava ao Museu.

“Quando éramos jovens, a vida aqui no bairro social era fantástica. Éramos cerca de cinquenta jovens e nunca tínhamos horas mortas”.

Dirigente de agremiações como o Grupo de Teatro Ribalta e o Sporting Clube da Vista Alegre foi testemunho vivo de um modo de ser e de estar associado às tradições do lugar da Vista Alegre.

Passou pela produção, pela pintura e mais tarde viria a realizar visitas guiadas à fábrica, ao museu e ao lugar até fixar-se como profissional no Museu até 2022.

Um percurso profissional de 40 anos.

Foi ator, encenador, um dos fundadores do Grupo de Teatro Amador Ribalta e da vida no lugar da Vista Alegre destacou sempre a visão do humanista do fundador José Ferreira Pinto Basto pelas condições criadas e pelo ambiente familiar do lugar.

Ílhavo distinguiu Duarte José em, 2023 com a Medalha de Mérito Cultural Acobreada por ocasião do Feriado Municipal.

O Sporting da Vista Alegre já reagiu à notícias.

"Com 63 anos de vida, deixa-nos este testemunho de paixão, identidade e dedicação a uma comunidade e a um clube que sempre fez parte da sua história. Faleceu, mas ficará para sempre na memória de todos".