Os Bombeiros de Ílhavo entram em regime de brigadas internas que funcionam no quartel durante 7 dias por semana.
Com a pandemia da COVID-19, decretada a 13 de março último, mudam os hábitos no socorro e no transporte de doentes.
“Criámos Brigadas de 14 Bombeiros (funcionários e voluntários) para funcionarem 24 h durante 7 dias, em regime de permanência no quartel e de rotatividade e 1 outra equipa de 5 Bombeiros, fora destas brigadas para assegurarem o transporte de doentes hemodialisados e o transporte para os Hospitais de Oncologia.”
O enceramento do Quartel ao público foi uma das medidas, privilegiando os contactos por telefone ou correio eletrónico.
Com o transporte de doentes reduzido a atividades pontuais, os bombeiros falam também de um quadro difícil nas contas.
A pandemia domina e a segurança é hoje tema do dia pela importância dos materiais de proteção individual.
“Estes equipamentos são máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2, toucas, óculos de proteção transparentes, viseiras transparentes, batas descartáveis, luvas de nitrilo, cobre botas e gel desinfetante de mãos e desinfetante bacteriostático e bactericida. Alguns destes equipamentos são de utilização única e, como é sabido, há muita dificuldade de aquisição e inflação de preços. Nesse sentido, vimos apelar á boa vontade das pessoas e entidades que tenham a possibilidade de nos doar estes equipamentos entregando-os no nosso Quartel”, refere nota da corporação.
Nos apelos ficam também referência aos géneros alimentares às Brigadas permanentes para que estas possam confecionar os pequenos-almoços, almoços e jantares.
Os donativos em dinheiro podem ser feitos, através da seguinte referência multibanco (Entidade: 21098 - Referência: 100 332 000)