O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) celebrou esta quinta-feira um protocolo de cooperação com o Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, permitindo, assim, que a sua unidade de hospitalização domiciliária passe a prestar serviços aos utentes daquela instituição.
“Somos uma instituição que cultiva a proximidade à população que servimos, focada em garantir qualidade de vida à comunidade vareira, sendo este mais um passo nesse sentido”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.
“Com este acordo agora estabelecido, prosseguimos e aprofundamos o compromisso público estabelecido entre o nosso hospital e o Ministério da Saúde em outubro de 2018 no âmbito da unidade de hospitalização domiciliária”, sublinha.
Luís Miguel Ferreira e a presidente do Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, Antónia Costa e Silva, assinaram aquele que é o segundo protocolo de cooperação com uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) no contexto do serviço de hospitalização domiciliária do HFZ-Ovar, lançado em junho de 2019. Em janeiro último havia sido celebrado protocolo similar com o Centro Social e Paroquial São Pedro de Maceda.
A unidade disponibiliza uma equipa que garante a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, em regime de presença física e prevenção, para apoio a doentes que reúnem as condições de internamento no seu domicílio.
Segundo a presidente do Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, Antónia Costa e Silva, o protocolo agora assinado “é uma mais-valia para o Lar”, atualmente com 43 utentes, número que irá aumentar com a conclusão de obras nas instalações que se encontram em curso. “Com esta medida, os nossos seniores evitam o internamento hospitalar, terão os mesmos cuidados (médicos e de enfermagem) e o conforto do Lar onde estão integrados”, salienta.
Fundado em 1981, o Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira é hoje uma das mais abrangentes instituições do género da região.