Gripe chegou mais cedo e autoridades afirmam preocupação com aumento do número de casos.

Duas horas de espera para uma primeira observação na urgência do Hospital de Aveiro.

Este o quadro ao início da tarde desta segunda-feira com 57 utentes nessa condição.

Os dois casos mais urgentes esperam cerca de 17 minutos, sendo que os casos urgentes (46) ou pouco urgentes (9) rondam as duas horas e 10 minutos.

Em observação contavam-se, ao início da tarde, 129 utentes.

Na urgência obstétrica e ginecológica contam-se 4 utentes, dos quais 3 urgentes com tempo de espera para primeira observação de 1h33m.

Quanto à urgência pediátrica há 17 utentes em espera para primeira observação.

Neste universo dois são considerados atendimentos muitos urgentes sujeitos a uma espera de dois minutos, 13 urgentes com espera de 1h55m e 2 poucos urgentes esperam 1h36m.

O quadro nas urgência tem vindo a preocupar as autoridades em saúde com particular atenção para o aumento de casos respiratórios.

A proteção civil divulga recomendação da Direção Geral de Saúde com apelos ao recurso à linha SNS 24 (808 24 24 24) ou em caso emergência ao 112 e apelos que não se recorre de imediato às urgências.

A DGS informa que a época gripal arrancou mais cedo do que é habitual acentuando a recomendação para a vacinação contra a gripe e COVID-19.

Os alertas e recomendações são aconselhados com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como pessoas com doença crónica, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento e pessoas em situação de sem abrigo.