Uma delegação da Universidade de Goa está de visita à Universidade de Aveiro (UA), esta terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio, para analisar possíveis formas de reativar e aprofundar relações de cooperação entre as duas instituições.
Para além de uma visita a alguns departamentos, laboratórios e unidades de investigação da UA, está previsto um encontro com a equipa reitoral, com docentes e investigadores interessados em desenvolver parcerias com esta Universidade, com professores e alunos indianos da UA e com alguns empresários da Região.
As universidades de Aveiro e de Goa assinaram em 1998, o seu primeiro memorando de cooperação, no sentido de promover o intercâmbio de docentes e alunos para o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos.
Em 2004 essa parceria foi revalidada. Quinze anos depois pretende-se reavaliar os termos desses acordos, por forma a intensificar as relações de cooperação existentes e reestabelecer parcerias com a India, e com Goa em particular, ao nível da mobilidade docente e discente, intercâmbio de conhecimento e das relações com empresas.
A comitiva goesa é constituída por Koshy Tharakan, Diretor da área de Cooperação Internacional e Intercâmbio, Kaustubh S. Priolkar, Diretor da área de Desenvolvimento da Investigação e Mobilização de Recursos, e por Delfim Correia da Silva, antigo aluno da UA e Diretor do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Goa, um dos 43 centros de língua portuguesa no mundo.
O Camões – Centro de Língua Portuguesa de Goa foi inaugurado no dia 10 de junho de 2000 e tem como objetivo prioritário a promoção da Língua e da Cultura Portuguesas, através da formação de professores e de formadores; a organização de oficinas de trabalho, de leitura e de escrita, para professores de Português; a criação de cursos de Língua Portuguesa; e o funcionamento de uma biblioteca.