A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu cerca de seis toneladas de pescado subdimensionado, na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
Os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação de pesca que tinha excedido o limite diário de captura de sardinha, e uma embarcação que continha no seu interior lula e polvo subdimensionados, assim como atum rabilho esviscerado e, portanto, transformado a bordo, o que constituí uma prática não licenciada.
No seguimento da ação foram apreendidos 5 926 quilos de sardinha, 65 quilos de atum rabilho, 78 quilos de lula e 14 quilos de polvo vulgar subdimensionados
Foram identificados os mestres das embarcações e elaborados os respetivos autos de contraordenação às empresas proprietárias, cuja coima pode ascender aos 75 000 euros.
O pescado apreendido foi sujeito a inspeção sanitária, tendo a sardinha e o atum rabilho sido considerados impróprios para consumo e as restantes espécies doadas a instituições de solidariedade social da região de Aveiro.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.