“Gigantes Verdes” chega à Região de Aveiro com formação na defesa do património arbóreo.

O projeto “Gigantes Verdes” chega à Região de Aveiro em 2026.

Trata-se de uma iniciativa gratuita e aberta à comunidade, dedicada à valorização, mapeamento e proteção das árvores de grande porte em Portugal.

Depois de, em 2025, ter mobilizado mais de 250 embaixadores e mapeado mais de 17 000 árvores, o projeto expande-se agora para novas regiões, reforçando o envolvimento das comunidades locais na proteção do património natural.

Foram ainda registadas informações detalhadas sobre dimensões, estado de conservação, identificação taxonómica, presença de micro-habitats e riscos associados, tendo sido identificadas 1.190 árvores com características que permitem a sua classificação como Árvores de Interesse Público (AIP).

Os dados compilados serão a base técnica para criar diversos projetos de valorização do património arbóreo e florestal nacional durante os próximos anos.

No início de janeiro, o projeto promove sessões online de apresentação e esclarecimento, dirigidas a pessoas, empresas, organizações e municípios interessados em tornar-se Embaixadores.

São sessões com a duração aproximada de uma hora, têm como objetivo apresentar o projeto, explicar o papel dos Embaixadores e esclarecer dúvidas sobre a formação e as atividades a desenvolver no terreno.

Após estas sessões, os participantes poderão inscrever-se numa das formações presenciais, com a duração de um dia (7 horas) e um limite de 30 participantes por edição.

Hoje e amanhã há sessões dedicadas ao Município de Anadia.

A Associação para a Conservação Integrada da Natureza é uma organização dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade em Portugal e encontra-se sediada em Lousada.

Toda esta informação está acessível do Mapa das Gigantes Verdes (https:// mapas.gigantesverdes.pt/lizmap/www/index.php), uma plataforma pública que reúne as árvores identificadas pelos Embaixadores e permite a qualquer cidadão consultar dados como espécie, dimensões, localização e micro habitats associados.

Há áreas cadastradas no concelho de Ílhavo com destaque para a zona da Vista Alegre.

Ao longo deste ano estão previstas 11 sessões de formação, que irão capacitar pelo menos 325 novos Embaixadores.

Estas sessões estão programadas para decorrer em Anadia, Amarante, Loures, Maia, Ponte de Lima e Porto.

Estes Embaixadores terão um papel fundamental no mapeamento, caracterização e monitorização das árvores de grande porte, classificadas como Gigantes Verdes pela Associação Verde.