O responsável do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social acredita que dentro de pouco mais um ano os Municípios do distrito de Aveiro terão conseguido responder às listas de espera para vagas em creche.
Fernando Mendonça esteve, esta manhã, na Gafanha do Carmo, no lançamento da obra de ampliação do edifício sócio-educativo que vai receber a nova creche.
Investimento que se aproxima dos 200 mil euros para criar 37 vagas.
Fernando Mendonça afirma que o esforço dos Municípios e das IPSS está a conseguir corrigir um défice que se fazia sentir há alguns anos num território sob pressão, pelo crescimento económico e pela chegada de famílias que se instalam para aí residir elevando a necessidade crescente de respostas (com áudio)
A Gafanha do Carmo vai contar com a oferta de 37 vagas em creche logo que esteja concluída a obra de adaptação do edifício sócio-educativo da freguesia, junto à Igreja e ao centro cívico.
Processo iniciado em 2022, marcado pelos apelos das forças locais, e que tem obra em curso por 105 dias.
O arranque da empreitada, esta segunda, assinala o avanço num processo há muito discutido e desejado na freguesia, a única que não dispunha desta oferta.
João Campolargo admite tratar-se de um projeto há muito desejado e que vai ajudar a minimizar as limitações quanto ao número de vagas.
No Município de Ílhavo há 391 crianças em creche e 162 sem lugar.
O autarca explicou que depois desta obra na Gafanha do Carmo prepara-se novo projeto da Obra da Providência, na Gafanha da Nazaré, com mais 33 lugares em creche.
E se outras IPSS surgirem com propostas, a autarquia admite analisar e considerar a sua concretização (com áudio).
A creche na Gafanha do Carmo conta com vagas para 9 crianças em berçário, 14 crianças até aos 24 meses e mais 14 entre os 24 aos 36 meses num total de 37 vagas.
Em 2024, com o projeto fechado, a obra seguiu para concurso e a adjudicação surgiu à terceira tentativa com revisão de preços pelo meio.
De uma base de 210 mil euros a obra acabou adjudicada por pouco mais de 193 mil euros.