O presidente do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga assumiu, este sábado, erros de convocação do sistema que controla as marcações e que levou utentes às Unidades de Saúde Familiar da Gafanha da Nazaré quando esse serviço ainda não era prestado naquela freguesia.
Pedro Almeida explica que o erro ultrapassa o ACES e resulta de questões com a plataforma informática preparada pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).
Quando foi criada a base de Ílhavo surgiu um posto de vacinação na Gafanha da Nazaré e nessa altura só existia um posto por concelho.
Na hora da correção, os utentes foram redirecionados para Aveiro uma vez que o sistema terá tomado a informação cadastral de proximidade.
As queixas sucederam-se ao longo de várias semanas por parte de cidadãos que “batiam com o nariz na porta” nas unidades da Gafanha da Nazaré.
Esse erro só esta semana foi corrigido curiosamente quando as USF da Gafanha da Nazaré estão a assumir a aplicação de vacinas ao fim de semana.
No plano operacional o ACES diz que está à frente dos objetivos nacionais e preparado para iniciar a 16 de Maio a vacinação de grupos abaixo dos 60 anos.
E nesta altura já com dois concelhos parados por terem completado a vacinação acima dos 60.