De Vale de Ílhavo para o centro da cidade.
A abertura oficial da Festa do Pão de Vale de Ílhavo acontece, este sábado, dia 26 de março, às 14h30, no Jardim Henriqueta Maia, seguida da atuação dos “Tocabaldar”, banda de percussão de Vale de Ílhavo.
Padeiras, associações e moagens evocados pela produção do pão típido de Vale de Ílhavo.
Ao longo da tarde, haverá momentos de música, com “Da Cruz One Man Band” (um multi-instrumentista com muito humor), “A Chiclateira” (uma cozinha rolante com um menu de canções gastronómicas) e “Supertronik Bootleg” (cinco “seres extraplanetários” que reproduzem músicas de uma cassete gravada em 1997).
Durante a tarde realizam-se, também, uma oficina de costura de criativa e uma oficina de padas, pão de salicórnia e folar de Vale de Ílhavo.
O programa de domingo, 27 de março, idêntico ao de sábado, inclui, ainda, “Histórias em Palco”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, a atuação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e uma “investida” dos Cardadores, personagem carnavalesca de Vale de Ílhavo.
No sábado e no domingo, 26 e 27 de março, haverá venda de pão, complementada pelo serviço de bar, da responsabilidade da associação “Os Baldas” e dos Cardadores, com pão recheado com chouriço ou bacalhau, sempre a sair do forno a lenha.
Em ambos os dias estará patente na tenda, no Jardim Henriqueta Maia, a exposição “A ‘pasteleira’ do pão”.
O Festival de Pão de Vale de Ílhavo é uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”.