Desilusão pela avaliação feita à unidade de Desenvolvimento Local de Base Comunitária pensada para áreas urbanas. Norte, Centro e Alentejo viram boa parte das candidaturas chumbadas. O DLBC é uma ferramenta que visa envolver os atores locais no desenvolvimento de respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos.
A Comissão Europeia considera que o DLBC pode facilitar a implementação de abordagens integradas dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento e os Municípios estavam empenhados nas candidaturas mas sofreram um revés.
A região Norte apresenta a maior taxa de reprovação (70,5%) com 13 projetos aprovados e 31 reprovados, seguida da região Centro, com 66,7% (22 aprovados e 44 chumbados). São duas regiões com mais candidaturas chumbadas do que aprovadas.
No Centro, a região do país que candidatou mais projetos (66) das quais 35 candidaturas apresentadas na vertente urbana e todas foram chumbadas. Ribau Esteves diz não entender a avaliação (com áudio).
O aviso de candidaturas ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária foi lançado a 16 de Novembro de 2014. Visava promover a concertação estratégica e operacional entre parceiros na candidatura a fundos comunitários.