Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira faz a inauguração de um painel de azulejos pintados por um grupo de formandos da anterior edição, às 10h00. E, das 10h30 às 17h00, é tempo de pôr as mãos à obra no ateliê de “Macramê para casa – suporte criativo (nós básicos) ”. De nó em nó, os participantes vão descobrir uma nova veia artística.
Também na Casa Museu Egas Moniz há uma programação especial.
Todos são convidados a embarcar numa viagem, através de uma visita-guiada “Recantos do Marinheiro”, que percorrerá os espaços que contam histórias onde o belo é uma constante e proporcionará um encontro com o passado perene de memória.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus, e por esse motivo, a entidade lança todos os anos um tema.
Em 2019, a reflexão centra-se no futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo. O tema definido, a celebrar por todos na conferência trienal que se realizará em Kyoto, no Japão, é: “Museus como centros culturais: o futuro da tradição”.