Depressão Kristin: Queda de árvores e estruturas em noite sem danos pessoais na Região de Aveiro.

A depressão Kristin deixou marcas materiais mas sem danos pessoais.

Queda de árvores e estruturas são as ocorrências mais repetidas na região de Aveiro.

Entrada da tempestade no território litoral aveirense, em força, às 5h da manha, com ventos na ordem dos 70 kms, de velocidade média, e rajadas de 110 kms.

A precipitação fixou-se nesse período mais agudo nos 11,5 milímetros/ho que se traduz em precipitação forte.

No concelho de Ílhavo, há registo de danos em equipamentos de sinalética e queda de ramos de árvores em vias secundárias.

Não há danos no edificado nem nas zonas industriais restando confimrmar informação referente ao pólo do Porto de Aveiro

Na operação de segurança estiveram envolvidos 30 funcionários dos serviços municipais que estiveram na resolução dos danos no mobiliário urbano.

Operação foi seguida pelo vereador Carlos Rocha e pelo chefe de gabinete da presidência, José Gabriel, em madrugada que contou com os bombeiros em alerta.

Ao início da manhã não existiam vias condicionadas no Município.

O serviço municipal de proteção civil mantem as recomendações.

Apesar do desagravamento do estado do tempo mantém-se o aviso para que se evite circular na orla costeira.

Aveiro esteve em estado de alerta.

A queda de árvores e estruturas dominou a ação dos meios em prevenção com ocorrências no centro da cidade e em Requeixo.

No acesso às urgências do hospital de Aveiro são notados efeitos com árvores que tombaram à força do vento.

O dispositivo de prevenção contou com os Bombeiros, as Juntas de Freguesia e os Serviços Urbanos Municipais, com equipas de prevenção no terreno durante noite.

A CMA colocou uma equipa da Polícia Municipal no terreno como forma de atuar nos pontos mais críticos do concelho e uma empresa, dotada de maquinaria pesada, em estado de prontidão para responder a eventuais ocorrências.

Na região de Aveiro as ocorrência surgiram depois das 6h da manhã com queda de estruturas e queda de árvore no centro da cidade de Aveiro (Glória e Vera Cruz).

Esse registo refere-se a ocorrência às 6h20 e o horário até às 7h fica marcado por quedas de árvores em Avelas de Cima, Amoreira da Gândara e Moita (Anadia), Requeixo (Aveiro), Préstimo (Águeda), Bustos (Oliveira do Bairro) e Alquerubim (Albergaria).

Quanto a vias cortadas, a GNR apresenta registos em Angeja, Borralha, Pardilhó, Veiros, Fermentelos, Espinhel, Recardães, Segadães, Esmoriz, Avelãs de Cima e Mogofores.