Há 31 casos de Covid confirmados entre a tripulação do Princesa Santa Joana e 5 casos no Santa Cristina mas esta embarcação já retomou a atividade.
Duas embarcações da Empresa de Pesca de Aveiro afetadas pela Covid.
Já lá vão 15 dias desde o surgimento dos primeiros sintomas e os navios aproximaram-se da costa para garantir resposta aos casos mais complexos e despistar infeções.
Segundo a SIC, da parte do armador não há informações. Apenas a certeza de que os homens a bordo estão a ser seguidos pelas autoridades marítimas e de saúde do Canadá.
As famílias já só querem ver os tripulantes de regresso a Portugal (com áudio).
No início desta semana estavam três embarcações ao largo da costa da Terra Nova, as duas portuguesas de pesca e uma de bandeira italiana tratando-se um navio tanque de betuminoso.
Quanto ao Princesa Santa Joana está em Conception Bay, cerca de 25 kms a oeste de St. John’s.
Entretanto o Santa Cristina já estará de novo em operação dedicado á pesca.
Especialistas citados no artigo da agência de notícias, pedem planos de vacinação e lembram que a atividade da pesca já, em si, dura, tende a complicar-se com esta doença em área restrita de confinamento para mais de 30 homens a bordo.
No trabalho da jornalista Sarah Smellie, da agência de notícias do Canadá (The Canadian Press), há alertas sobre a importância da vacinação.
E avisos para os riscos de novas variantes se propagarem com homens a bordo provenientes de diferentes países.