Albergaria-a-Velha tem em marcha um projeto para três anos de "promoção da inclusão social e combate à pobreza persistente", em quatro das seis Freguesias do Concelho. O projeto chama-se 'Albergaria Integra'T' e é um Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração (CLDS-3G).
De acordo com a experiência de implementação de anteriores CLDS e da participação nos diversos órgãos concelhios, a Segurança Social identificou como áreas de intervenção elegíveis as Freguesias de Ribeira de Fráguas, S. João de Loure e Frossos, Alquerubim e Angeja. A Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, que integra o Município Albergariense e a Sema – Associação Empresarial, lançou então a candidatura para intervenção nestas áreas e o projeto 'Albergaria Integra'T' foi acolhido.
Dalila Pinho, a gestora operacional do CLDS em Albergaria, destaca os três eixos de intervenção do projeto, em torno dos quais serão desenvolvidas todas as ações programadas: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil; e a capacitação da comunidade e das instituições.
A responsável explica que estão previstas intervenções junto de minorias étnicas, da população desempregada, dos portadores de deficiência e dos idosos de forma a minorar os efeitos da exclusão social.
Apesar de ter iniciado em Janeiro, o 'Albergaria Integra'T' começou verdadeiramente este mês com um conjunto de ações que passam pela criação de uma bolsa de emprego, reuniões com parceiros, incluindo as Juntas de Freguesia, entre outros. Até dezembro vai implementar dezenas de intervenções, a partir das suas instalações na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, grande parte delas no terreno, nas quatro Freguesias sinalizadas. O 'Albergaria Integra'T' tem a duração de três anos e é financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no valor de 450 mil euros.