Está a decorrer em Aveiro, no auditório do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro (UA), uma Conferência Internacional sobre 'energia'.
"Energy and Environment Research" é o título/tema de fundo, abordado nas diferentes reuniões que decorrerão até à próxima quinta-feira.
Carlos Borrego, ex-Ministro do Ambiente e professor catedrático, realça a importância deste encontro que reúne, durante vários dias, especialistas mundiais nesta matéria. (com áudio)
Para Carlos Borrego a especificidade da área do Ambiente é essencial para o 'futuro comum' e a Universidade de Aveiro está na linha da frente nesta específica área da investigação e ensino. (com áudio)
O professor universitário reconheceu a existência de lobis políticos e económicos (mais fortes noutras épocas) que, às vezes, emperraram processos. Hoje, todos estão mais sensíveis para esta temática. "Os lobis sempre estiveram ativos. Há 40 anos, quando começamos na UA a tratar esta temática, sentimos que o 'ambiente' era mal recebido. Hoje é diferente. Todos estão mais sensibilizados para estas questões". (com áudio)
Declarações de Carlos Borrego à reportagem Terra Nova, no contexto da Conferência Internacional sobre 'energia e ambiente' que decorre até quinta-feira na UA.