Clássicos italianos desfilam na Curia, Luso e Bussaco.

Os automóveis clássicos italianos regressam à estrada com o La Passeggiata.

Com 62 inscritos, este sábado, 20 de setembro, realiza-se o encontro que celebra a tradição e a elegância do automóvel clássico italiano.

Com organização do ACP Clássicos e o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana para Portugal e o patrocínio da Embaixada de Itália, o passeio vai reunir exemplares emblemáticos de várias épocas, com destino ao Palace Hotel da Curia.

A edição de 2025 destaca-se pela presença de modelos de grande valor histórico e colecionista que marcaram as últimas nove décadas da indústria automóvel.

O exemplar mais antigo é um Fiat Balilla de 1937.

Entre os mais raros estão o Lancia Aurelia B20 GT S Coupé (1958) e o Alfa Romeo Montreal (1973).

No centro das atenções também estarão o Lancia Montecarlo (1981), o Ferrari Dino 246 GT (1971) e o Ferrari 512 TR (1992), entre muitos outros exemplares.

O passeio inicia-se na Curia e percorre o trajeto até à Mata do Bussaco, considerado o momento central do evento.

Em Lisboa e Porto terão lugar concentrações de participantes e respetiva ligação até à Curia, mas é no percurso entre a Curia e o Bussaco que se vive a verdadeira essência do La Passeggiata.

Durante a tarde, o programa inclui visita e lanche nos jardins da Mata do Bussaco, seguidos de aperitivo e jantar no Palace Hotel da Curia.

O dia termina com a escolha do conjunto mais elegante, reforçando o espírito de estilo e convivência que distingue o La Passeggiata.