A CIMPOR olha para a criação de novas soluções ao nível do acesso ferroviário ao Porto de Aveiro como opção competitiva para a indústria cimenteira.
No dia em que assinou o contrato de concessão de um armazém no Porto de Aveiro, dedicado à área cimenteira, a APA assumiu a retoma da exploração da antiga estrutura que esteve nas mãos da CNE.
Fátima Alves assume que as novas pendentes para os terminais ferroviários (zona logística), com composições de 750 metros, "abrem novas possibilidades". (com áudio)
A construção das vias internas está orçada em 16 milhões de euros e o projeto já garantiu 7,6 milhões de comparticipação financeira europeia.
Além de utilizador do Porto na sua vertente comercial, colocando Aveiro e Viana como “canais preferenciais de importação e exportação” de 'Produtos do Centro de Produção de Souselas', a cimenteira vai usar as instalações dedicadas ao armazenamento de produtos ao serviço da operação logística.
O ponto de partida é o Armazém n.º 5, no Terminal Norte, mas debaixo de olho está a melhoria das ligações e comboios "mais competitivos".
A existência de composições até 750 metros vai oferecer novas condições, assume o administrador da Cimpor, Luís Marques, que destaca a retirada de veículos pesados das estradas. (com áudio)