O CASCI lança um projeto no centro comunitário.
Trata-se do projeto MiniBioChefe que nasce como iniciativa do Centro Comunitário do CASCI, fruto da candidatura ao Financiamento da Fundação Auchan para a Juventude 2021.
Pretende através das aprendizagens por pares, estimular o gosto pela culinária, apresentando aos mais jovens possibilidades que estes desconhecem, evitando o recurso à Fast Food e aproximando-os da cozinha tradicional mediterrânica, em especial da portuguesa.
Com a pandemia, as crianças e os jovens, ao passarem mais tempo em casa, sentiram a necessidade de terem de aprender a cozinhar, sendo que este projeto permitirá aprenderem a cozinhar de forma dinâmica, com outros jovens das suas idades.
Esta ação conta com a parceria dos alunos da Escola Profissional de Vagos, que fazem parte dos cursos de Restauração e de Agropecuária e que têm vindo a colaborar com a sua transmissão de conhecimentos.
Este projeto destina-se a jovens entre os 5 e os 25 anos e está orientado para a área da saúde e da alimentação saudável.
Conta com a participação aproximada de 28 jovens.
Este projeto incide em Workshops quinzenais, na área da alimentação saudável com o objetivo de promover o contacto com alimentos frescos e desconstruir ideias erradas que os mais novos têm acerca da cozinha tradicional e criar ainda uma pequena horta biológica.
Ali as crianças aprendem a plantar hortícolas e ervas aromáticas.
Em 2022 será ainda realizado um evento aberto à comunidade onde os participantes (crianças ou jovens) podem mostrar um prato feito por eles, que depois será avaliado por um júri.