Necas da Pardala (pescador), Manuel Serrão (empresário), Jean Pierre, José Carlos Sobreira (coronel RI10), Bombeiros de Ílhavo e Rui Silva (Prio) são os novos confrades da Confraria Gastronómica do Bacalhau a entronizar no XVIII Grande Capítulo agendado para o próximo sábado.
A festa terá dois 'pólos' de interesse. A cerimónia no Museu Marítimo, casa da cultura ilhavense, e o edifício Sócio-Cultural da Costa Nova, para o almoço.
João Madalena, grão-mestre da Confraria, assume que se trata de uma aposta na aproximação ao mar e ao ambiente marítimo onde se desenrolou a epopeia.
"Queremos levar as pessoas a conhecerem as nossas praias. A da Costa Nova é emblemática. Foi ali que começou a pesca junto à costa e só mais tarde partiram para os mares da Terra Nova" (com áudio).
Hugo Coelho, da Confraria do Bacalhau, revela que na ementa haverá vários pratos e derivados do bacalhau. E como novidade uma especialidade confecionada pelo confrade Jorge Ribau que foi premiado num concurso de gastronomia.
"Samos com grão numa receita que venceu um concurso nacional. O nosso confrade vai fazer juntamente com o chefe dos Jardins da Boavista, a grãozada para apresentar como segundo prato".
A Câmara de Ílhavo segue de perto a ação da Confraria e diz que a parceria "é importante para afirmar os valores culturais" do Município, sublinhou Paulo Costa. "É mais fácil, assim, divulgar a 'riqueza' que é o bacalhau e a Confraria tem feito esse papel de divulgação. Será um Capítulo que servirá para ajudar Ílhavo a ser mais conhecido".
Foto: Antiga seca do Bacalhau na Gafanha da Nazaré.