A Câmara de Ílhavo aprovou a atribuição de um subsídio pontual, de 1550 euros, à Associação Recreativa e Cultural “Escolíadas” no apoio à realização das “Escolíadas” que decorreu, entre os dias 17 de abril e 5 de junho, dividida em três pólos, três finais, uma finalísssima, respeitantes a cada um dos pólos, e uma Gala de Entrega de Prémios.
No Centro Cultural de Ílhavo, Pólo II do projeto, as “Escolíadas” decorreram durante quatro dias (30 de abril, 1, 2 e 3 de maio de 2015), contabilizando-se várias centenas de alunos em palco e cerca 1.900 espetadores na plateia, maioritariamente alunos e professores do ensino secundário e encarregados de educação.
No global, este projeto registou a participação de 26 estabelecimentos de ensino, entre os quais a participação de uma das Escolas Secundárias do Município de Ílhavo.
Entre dança, teatro, música e artes plásticas, a 26.ª edição do evento envolveu cerca de 2.500 alunos de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.
“Trata-se de forma de criar competição saudável entre escolas, mas também de proporcionar o acesso à cultura e o trabalho das artes de uma perspetiva que não existe nas escolas”, justifica a autarquia.
A direção da associação tem dito que o fim está iminente devido à falta de apoios e reclama um suporte mais forte das entidades públicas.