A Brigada do Mar recolheu cerca de 4 toneladas de resíduos no areal de São Jacinto a Cortegaça.
Iniciativa da organização não governamental que tem como foco a educação ambiental e descontaminação da orla costeira mais deserta e de difícil acesso por aí existir uma maior concentração de lixo marinho e destruição dos habitats e ecossistemas.
Em 16 anos já foram retiradas da orla costeira nacional 1029 toneladas de resíduos, com a participação de mais de 11487 voluntários.
No fim de semana de Carnaval a Brigada do Mar retirou cerca de 4000Kg de resíduos de uma área total de 26,7Km com a ajuda de nove voluntários e o apoio de duas moto4, com atrelados, nos areais entre São Jacinto e Cortegaça, de 26 de janeiro a 2 de março.
Mais de 80% do volume de lixo marinho retirado era proveniente de actividades piscatórias, com especial ênfase para os 1627 alcatruzes recolhidos, número elevado mas comum nesta região, e 158 bóias.
Para segurança marítima, foram ainda retirados vários objectos de grande dimensão como redes, novelos de cabos e fio e pneus de tractor.
Os voluntários reportaram a existência de nove cetáceos e uma tartaruga mortos à Rede de Arrojamento e cinco aves à SPEA.
Após várias acções de descontaminação, a Brigada do Mar não foi autorizada pelo ICNF a actuar na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
A Associação está a desenvolver diligências para ultrapassar a proibição e, assim, poder voltar a descontaminar este importante ecossistema.
Os custos desta ação foram suportados pela Brigada do Mar, com apoio da Câmara Municipal da Murtosa em combustível e sacos e a cedência de uma habitação própria por um benemérito da Torreira.