O Bispo de Aveiro admite que o processo de canonização de Santa Joana segue a fase de investigação sobre a dimensão global da Princesa Joana.
Presente no lançamento do livro “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias”, de Nuno Gonçalo da Paula, este fim de semana, em Aveiro, o Bispo de Aveiro falou sobre a necessidade de aprofundar o estudo sobre a padroeira de Aveiro.
Algo que as estruturas da Igreja consideram essencial no processo de canonização.
D. António Moiteiro entende que, aos poucos, esse caminho está a ser aprofundado e mostra uma dimensão global (com áudio)
O livro “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias”, de Nuno Gonçalo da Paula, é uma edição da 959 – Associação para a investigação, consultoria e edição em comunicação.
O essencial da obra resultou da dissertação de mestrado do autor, em 2018, sendo que, desde então, se continuou a recolha de documentação sobre o culto a Santa Joana Princesa em Aveiro, mas também de imagens e obras referentes à Padroeira da cidade e da diocese.
O fio condutor da obra é a ação desenvolvida por vários agentes no culto à Infanta D. Joana em Aveiro: Mosteiro de Jesus e Ordem dos Pregadores, Diocese de Aveiro, Irmandade de Santa Joana Princesa e Município de Aveiro, desde o seu falecimento, em 12 de Maio de 1490, até aos nossos dias.