'Bairrada, clássicos com modernidade' dá o mote a prova comentada na 'Essência do Vinho - Porto 2016'.

No espaço da Comissão Vitivinícola da Bairrada, em espaço próprio ou até através dos respetivos distribuidores, são vários os produtores da Bairrada que vão dar a provar os seus vinhos na 'Essência do Vinho - Porto 2016', que decorre de 25 a 28 de Fevereiro, no Palácio da Bolsa. Este ano a novidade é a realização de uma ‘Prova Comentada’ pelo crítico de vinhos Rui Falcão, em que os 'néctares' são exclusivamente da Bairrada.

'Bairrada, Clássicos com Modernidade' dá o mote à prova organizada pela 'Essência do Vinho - Wine', com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Os lugares são limitados a 30 pessoas e o custo individual é de 25 euros, realizandos-se na Sala Árabe, no domingo, dia 28, às 15h30.

A organização afirma que a Bairrada "permanece bastante conotada com um certo perfil clássico de vinhos, parte dos quais aparentemente ao alcance dos mais entendidos. Mas, naquela região há hoje projectos e vinhos que conciliam passado e presente, preservando formas de fazer, castas e respeito pelo 'terroir' sem esquecer o que os novos consumidores procuram”, é referido.

Nos próximos dias o Porto "vai respirar vinho". Em paralelo à 'Essência do Vinho - Porto' surgiu há quatro anos o 'Simplesmente Vinho', um evento cuja organização diz ser o primeiro e único salão 'off' em Portugal. Este ano são cerca de 60 os produtores presentes. A mostra muda-se da Ribeira para a Calçada de Monchique, em Massarelos, na fronteira com Miragaia.

No que toca à Bairrada, representada desde a primeira edição, este ano são sete os 'vignerons' confirmados: Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras), Luís Pato (Luís Pato Wines), Luís Patrão (Vadio, presente através dos Young Wine Makers), José Carvalheira (Carvalheira Wines Creators), François Chason (Quinta da Vacariça), Filipa Pato (Filipa Pato), Dirk Niepoort (Quinta de Baixo).