Aveiro: UA lança microcredencial “Fundamentos e Operações de Hidrogénio”.

A Universidade de Aveiro (UA), com o apoio da FLOENE, lança a microcredencial “Fundamentos e Operações de Hidrogénio”, formação que responde aos desafios técnicos, operacionais e estratégicos da transição energética.

Iniciativa surge num momento decisivo para o setor energético, em que o hidrogénio se afirma como vetor fundamental para a descarbonização da economia, a segurança energética e o cumprimento dos compromissos climáticos nacionais e europeus.

Aberta a profissionais do setor energético, técnico e industrial, bem como a estudantes finalistas e gestores, esta microcredencial oferece fundamentos científicos e tecnológicos do hidrogénio, desde a produção ao armazenasmento e utilização segura; Práticas operacionais e tecnologias emergentes, com exemplos concretos e casos de estudo realistas e visão aplicada ao mercado, alinhada com as tendências do setor e as necessidades da indústria.

As candidaturas decorrem até 8 de setembro, através da plataforma PACO da Universidade de Aveiro.

O contributo da FLOENE, em particular da sua equipa de Transição Energética, foi determinante para garantir que os conteúdos refletem os desafios concretos da indústria e as exigências atuais do setor energético.

Esta microcredencial reforça o papel da FLOENE como facilitador da introdução dos gases renováveis em Portugal, promovendo conhecimento técnico, inovação e colaboração entre academia e indústria.

“Ao dotar os profissionais com competências técnicas e críticas sobre o hidrogénio — desde a produção à segurança e eficiência operacional — esta microcredencial prepara o setor para uma nova era energética, mais limpa, segura e sustentável”.