A transição digital e os media são foco de atenção do novo Aveiro Media Competence Centre com lançamento agendado para o dia 16 de dezembro.
É uma nova área de intervenção no contexto da transformação digital dos media.
O lançamento do Centro de Competências dos Media realiza-se a 16 de dezembro, pelas 10h15, no Auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro (UA).
A cerimónia conta com a presença de Nuno Artur Silva, secretário de Estado da Cultura, Audiovisual e Media, de André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, e de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA.
A Sessão contará ainda com uma mensagem do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Em artigo de reflexão no JN, o reitor da UA lembra que num mundo em transformação digital, “a imprensa e os média regionais debatem-se com o aumento diário de dados a analisar, a desinformação, e as novas modalidades de informação e difusão que a digitalização fez surgir”.
“São desafios importantes, para entidades com acesso limitado a conhecimento estruturado e a recursos humanos qualificados na área digital”.
Pretende facultar aos meios de comunicação acesso a “ferramentas inerentes à transformação digital e disponibilizar meios para a capacitação e requalificação dos seus recursos humanos”.
Criado pela Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, e com o apoio da Secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media e da Secretaria de Estado da Transição Digital, o centro ficará à disposição dos editores locais europeus, proporcionando soluções digitais para o setor.
“Será o ponto central na União Europeia para promover o jornalismo de alta qualidade digitalmente assistido, de que todos precisamos para vencer os desafios atuais e futuros”, adianta o reitor.