Aveiro: Autarquia assume Festival Dunas como “um dos maiores eventos de promoção turística, cultural e ambiental da região”.

Aveiro faz balanço ao Festival Dunas assumindo o evento como “um dos maiores eventos de promoção turística, cultural e ambiental da região”.

Terminada a programação de 2025 a autarquia fala em “milhares de visitantes em três dias inesquecíveis”.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o festival voltou a oferecer três dias de programação gratuita para toda a família, com concertos, espetáculos aéreos, atividades desportivas, náuticas e ambientais.

Entre os grandes destaques desta edição esteve o Aveiro Air Show, que atraiu milhares de pessoas à Marginal Frente-Ria para assistir às acrobacias de pilotos de renome nacional e internacional, com destaque para Jorge Loureiro, piloto português de apenas 27 anos, campeão nacional espanhol de acrobacias aéreas.

No domingo (24), o Fly-In Dunas contou com a participação de mais de 60 aeronaves, reforçando o simbolismo do aeródromo de São Jacinto, cuja reativação para uso civil é uma ambição estratégica da CMA.

A programação musical levou milhares de visitantes à frente-Ria para assistir a atuações de David Fonseca, Ana Bacalhau, Gisela João, Best Youth e Minta & The Brook Trout.

O evento inovou também com o Palais des Eaux, um espetáculo noturno inédito em Portugal, com música, lasers, água, luz e fogo, assinado por uma prestigiada empresa francesa que colabora com eventos como a Liga dos Campeões da UEFA e os Jogos Olímpicos.
As atividades náuticas — canoagem, surf e stand up paddle — estiveram totalmente esgotadas nos três dias, enquanto o Festival de Papagaios registou a melhor edição de sempre, com mais de 300 papagaios artesanais construídos por crianças e jovens, enchendo a Praia de São Jacinto de cor e criatividade.

O Ferryboat 100% elétrico Salicórnia transportou 7.420 passageiros entre o Forte da Barra e São Jacinto, um aumento de 13% face a 2024 (6.500 pessoas) e de 112% em relação a 2023 (3.500 pessoas).

O shuttle elétrico gratuito entre a Marginal e a Praia transportou 850 passageiros, um crescimento de 5% face ao ano anterior (815 pessoas), consolidando-se como solução prática e amiga do ambiente para apoiar a elevada afluência ao festival e atrair os cidadãos até à Praia de São Jacinto.