Aveiro confirma o regresso dos engraxadores aos Arcos.
Desde o dia 1 de Abril há atividade que recria uma tradição da Praça Melo Freitas.
Para já com um antigo profissional que procura incentivar novos engraxadores.
Desde o início do século XX, este local foi conhecido pelas suas bancas de engraxador, que integravam a identidade urbana de Aveiro.
Mais do que um serviço de cuidado e brilho do calçado, este espaço era um ponto de encontro e sociabilidade, onde se liam as manchetes dos jornais e se acompanhavam as notícias e a programação da cidade, do país e do mundo.
Com o objetivo de homenagear esta profissão tradicional e valorizar o significado histórico do local, a CMA desenvolveu uma nova banca de engraxador, num projeto contemporâneo executado pela empresa Larus.
A estrutura apresenta um desenho moderno, inspirado na envolvente Arte Nova e nas emblemáticas arcadas da praça.
Este espaço volta agora a ganhar vida com a colaboração de um dos antigos engraxadores dos Arcos, recuperando-se, assim, um ícone da paisagem urbana aveirense e contribuindo para a preservação do património material e imaterial da Cidade.
A iniciativa visa também sensibilizar as novas gerações para ofícios identitários, resgatando memórias e tradições que fazem parte da história coletiva de Aveiro.
A Banca dos Engraxadores dos Arcos funciona, em período experimental, entre 01 de abril e 30 de setembro de 2025, aos sábados das 14h00 às 18h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 13h00.