Aveiro: Antigo engraxador procura despertar interesse pela profissão em banca nos Arcos.

Aveiro confirma o regresso dos engraxadores aos Arcos.

Desde o dia 1 de Abril há atividade que recria uma tradição da Praça Melo Freitas.

Para já com um antigo profissional que procura incentivar novos engraxadores.

Desde o início do século XX, este local foi conhecido pelas suas bancas de engraxador, que integravam a identidade urbana de Aveiro.

Mais do que um serviço de cuidado e brilho do calçado, este espaço era um ponto de encontro e sociabilidade, onde se liam as manchetes dos jornais e se acompanhavam as notícias e a programação da cidade, do país e do mundo.

Com o objetivo de homenagear esta profissão tradicional e valorizar o significado histórico do local, a CMA desenvolveu uma nova banca de engraxador, num projeto contemporâneo executado pela empresa Larus.

A estrutura apresenta um desenho moderno, inspirado na envolvente Arte Nova e nas emblemáticas arcadas da praça.

Este espaço volta agora a ganhar vida com a colaboração de um dos antigos engraxadores dos Arcos, recuperando-se, assim, um ícone da paisagem urbana aveirense e contribuindo para a preservação do património material e imaterial da Cidade.

A iniciativa visa também sensibilizar as novas gerações para ofícios identitários, resgatando memórias e tradições que fazem parte da história coletiva de Aveiro.

A Banca dos Engraxadores dos Arcos funciona, em período experimental, entre 01 de abril e 30 de setembro de 2025, aos sábados das 14h00 às 18h00, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 13h00.