A capital nacional da cultura estreia uma obra de Joaquim Pavão criada para Aveiro 2024.
É o final do ciclo de Cinema Temático.
Aveiro apresenta filme criado para a Capital Portuguesa da Cultura e cinco curtas-metragens históricas sobre Tecnologia, em sessão no Teatro Aveirense.
A curta-metragem do realizador português Joaquim Pavão, Aqui, em Aveiro, acompanha um casal com a relação à beira do abismo e que decide recorrer a uma terapeuta.
A especialista sugere-lhes algo ousado: abrir a intimidade do lar à presença de um artista renomado, cujas obras já transformaram outras vidas.
Seguem-se outras cinco curtas, recuperadas e escolhidas no âmbito de uma parceria com a Cinemateca Portuguesa.
Lançamento dum lugre na Gafanha, um filme realizado por José M. Coutinho em 1936 e que retrata os estaleiros de Ílhavo, bem como os aspetos do batismo e do lançamento à água do lugre bacalhoeiro.
Seguem-se A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, de Raul Faria da Fonseca e Fernando Fragoso (1940), e Os Transportes, de António Cunha Telles e Alfredo Tropa (1962).
A última curta é um filme educativo que procura introduzir pequenas inovações na forma de realizar cinema em Portugal.
A sessão termina com duas obras de Faria de Almeida: o Triunfo da Técnica (1970), que foi realizado nos escritórios da Philips Portuguesa e que aborda o triunfo da tecnologia e os seus bastidores; e 24 Imagens Por segundo, que relata o “intrigante” mundo do cinema e inclui excertos de filmes dos realizadores Faria de Almeida, Artur Correia, João Mendes e Ricardo Neto.
Noite de cinema a partir das 21h30.