Aveiro 2024: Governo em força na Agrovouga com programa cultural reforçado.

A Agrovouga regressa com espetáculos culturais e em ano de capital da cultura a feira agrícola promete inovação e uma presença em peso de membros do Governo.

Herman José, stand up de Fernando Rocha, performance internacional e demonstrações de animais integram o cartaz de 2024.

A Agrovouga está de regresso de 15 a 24 de novembro, com um programa que inclui um espetáculo de Herman José, stand up comedy de Fernando Rocha, uma performance da companhia francesa Cie Des Quindams, demonstrações de animais, gastronomia e iniciativas para os mais novos.

Integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o evento irá decorrer no Parque de Exposições de Aveiro durante 10 dias, a partir desta sexta e até domingo, dia 24 de novembro.

O Ministro da Agricultura e Pescas José Manuel Fernandes, marca presença na sessão de abertura, marcada para sexta-feira, pelas 16h30, no auditório.

A raça bovina autóctone da Região de Aveiro, nomeadamente o gado “marinhão”, mantém-se em destaque e a Agrovouga volta a receber o Concurso Nacional da Raça Marinhoa, que vai contar, na entrega de prémios, com o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Dezenas de exemplares desta espécie poderão ser apreciados, ao longo dos vários dias da feira, num estábulo especialmente preparado para o efeito, sendo que os visitantes vão também poder conhecer melhor esta carne certificada e as diferentes formas de a consumir através de demonstrações promovidas pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Marinhoa.

O setor equestre é um dos destaques da edição 2025 da Nova Agrovouga.

Na noite de sábado, 16 de novembro, o picadeiro recebe a Gala Equestre com Cali Voltige, Carlota Y Sus Caballos e Miguel Fonseca, sendo este mais um dos grandes momentos do evento.

No dia 20, pelas 21h00, haverá uma demonstração equestre com os Irmãos Malafaia e no dia 21 (quinta-feira) o Parque de Feiras e Exposições recebe o Concurso de Saltos de Obstáculos Nacional.

Além dos animais que estarão no recinto, os visitantes poderão ainda contar com “batismos a cavalo”, demonstrações de ferradores, passeios de charretes, a Supertaça de Portugal de Horseball, entre outros.

Integrada este ano na programação da Capital Portuguesa da Cultura, a Agrovouga irá contar com vários espetáculos.

O Parque de Exposições de Aveiro irá encher-se de música e luz logo no primeiro dia da feira (15 de novembro), com o espetáculo FierS à Cheval, que contará com a presença especial da Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

A performance, da companhia francesa Cie Des Quindams, começa com algumas personagens curiosas, excêntricas e preciosas, que depois se transformam em imponentes cavalos de marfim, leves e extravagantes.

A 17 de novembro, às 18h00, PM Solo sobe ao palco da Agrovouga, enquanto que a 19 de novembro, pelas 21h00 será a vez da Nameless Brass Band – Banda da Quinta do Picado.

Herman José estará no evento com um espetáculo que irá realizar-se no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 21h00.

No dia seguinte terá lugar o espetáculo da Banda Polk e no dia 23 de novembro Fernando Rocha fará as honras da casa com stand up comedy.

Outra área a não perder na Nova Agrovouga 2024 é a da restauração, com restaurantes de carnes certificadas, doçaria local e tradicional e outros petiscos, assim como os vinhos da região da Bairrada.

A gastronomia estará presente também em sessões de demonstração sob a orientação de reputados chefes e no mercado de produtos biológicos e do vinho.

A Agrovouga é uma feira para pessoas de todas as idades, com especial destaque para as crianças, que vão poder conhecer melhor o setor agrícola. Uma pequena quinta com animais de várias espécies é uma das grandes atrações, mas haverá também arborismo, um labirinto, visitas aos estábulos e várias iniciativas das empresas do setor leiteiro a pensar nos mais pequenos.

O evento contará ainda com a presença de milhares de crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro, no âmbito de visitas escolares.

Tendo-se iniciado em 1972, com nome de 1.ª Feira Exposição Agro-Pecuária de Aveiro, a Agrovouga deixou de se realizar durante seis anos consecutivos. A CMA retomou a o evento em 2019, num conceito “moderno e adaptado aos novos mercados e tendências no setor”.