Apesar da descida das temperaturas mantém-se o alerta das autoridades de saúde.
O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e a Equipa Regional de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde alertam para a “manutenção da mortalidade acima do esperado nos próximos dias”, ainda que com um decréscimo acentuado a partir do próximo dia 26 de agosto, sábado, obrigando à implementação das medidas de proteção da saúde e a um estado de prontidão por parte dos serviços de saúde.
Deve ser dada particular atenção aos grupos vulneráveis e de risco, com destaque para os idosos, acamados, doentes crónicos, crianças de tenra idade e indivíduos expostos a atividades ao ar livre.
Recomendam às unidades funcionais da rede de cuidados primários, o reforço da visitação domiciliária de grupos vulneráveis e de risco.
E lembra aos Delegados de Saúde que deverão assegurar uma articulação efetiva com as entidades de proteção civil (autarquias, bombeiros, entre outros), bem como a vigilância da mortalidade e de eventos, como incêndios, com potencial impacto na saúde populacional.