A comunidade escolar da José Estêvão é desafiada a envolver-se numa causa solidária para reabilitar a casa de um jovem que foi vítima de avc e que ficou com sequelas profundas.
Chama-se Nilton e, aos 17 anos, em Maio do ano passado, foi surpreendido por um avc que o deixou em estado praticamente vegetativo.
O jovem residente em Salreu (Estarreja) passou os últimos meses em ambiente hospitalar e a “alta” é um cenário cada vez mais certo.
Depois de deixar o Centro de Reabilitação do Norte regressa a casa mas as condições precárias da habitação conduziram à mobilização da comunidade estudantil (com áudio).O orçamento pedido aponta para um custo a rondar os 50 mil euros e a operação de angariação de fundos já vai nos 12 mil.
Os pais aderem e justificam o seu envolvimento por saber que o sucedido poderia ter batido à porta de uma qualquer família (com áudio)
Esta campanha visa encontrar respostas e apoio para um jovem, aluno da escola, que sofreu um avc e que necessita de adaptar a habitação para poder regressar ao lar e aí ter cuidados.
O Grupo Coordenador (Turma 12 K, da Escola José Estêvão) apresentou a cantora Jacinta e o antigo futebolista Ricardo Sousa como padrinhos da causa.
Manuel Sousa diz que até final do ano há vários eventos em marcha.
Na lista contam-se concertos de Jacinta e Fernando Daniel e uma caminhada solidária.
Jacinta eloigou os alunos pela sua entrega e relembrou tempos passados na Escola José Estêvão em que poucas vezes se viu o auditório cheio (com áudio)
O Agrupamento de Escolas e a Cooperativa Pedrinhas que apoia a reabilitação de casas em causas sociais estão em sintonia para desenvolver ações.
Com o apoio da Cooperativa Pedrinhas (www.pedrinhas.org) que apoia crianças com doença oncológica ou outras enfermidades graves, abre-se a possibilidade de ajudar a reparar a habitação.
Aprovado o Projeto de apoio “O Nilton precisa de um castelo”, a Pedrinhas desencadeia todos os processos (arquitetura, licenciamento, orçamentos, empresa de construção,…) e lança um movimento de apoio em “crowdfunding”.
E é aí que entra a comunidade escolar mobilizada para desencadear ações que ajudem a angariar recitas.
Venda de Crachás, Mercadinho solidário, Sarau cultural, Caminhada solidária, Torneios solidários, Espetáculos solidários e a mobilização de entidades públicas, empresas, artistas, pais, irmãos, professores fazem parte deste processo colaborativo que pretende dar corpo à angariação de fundos para reabilitar a casa de Nilton.