A Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos começa esta quinta e ao longo de três dias promete centrar em Albergaria os especialistas em gestão de informação.
Ação no Cineteatro Alba, numa organização da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha.
O evento pretende constituir-se como um novo espaço de reunião dos especialistas da área da gestão da informação, alicerçado na partilha de saberes e no reforço das competências dos profissionais.
Num contexto de rápidas e vorazes mudanças institucionais, legislativas e tecnológicas, os profissionais devem refletir sobre os principais desafios que o presente e o futuro lhes colocam, os diferentes papéis que desempenham nas instituições e de que forma se pretendem posicionar face à profissão e à sociedade.
A CIGIA tem o seu programa repartido por três momentos. O primeiro, a decorrer na tarde desta quinta, é constituído por duas oficinas, a cargo de dois convidados internacionais, com ampla experiência nos temas da gestão documental, normalização e preservação digital.
Nos dias 3 e 4 de novembro serão apresentadas várias comunicações sobre três eixos: “O papel dos processos de negócio da gestão de informação na proteção de dados”, “O papel dos profissionais de informação na era do big data” e “O ciclo de vida da Curadoria da Informação”.
Durante os dois dias, haverá ainda a apresentação de casos práticos e sessões com oradores convidados, como Jordi Serra Serra, da Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Barcelona, João Rocha da Silva, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Dunia Llanes Padrón, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana, e Sara Allain, da Artefactual.
A finalizar a 1.ª Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos, o Município de Albergaria-a-Velha organiza, na tarde de 4 de novembro, uma visita guiada ao património histórico e natural do Concelho.